Organização e Política da Educação Brasileira
Organização e Política da Educação Brasileira
Bauru
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho relata sobre as transformações que o ensino sofreu. Com mudanças obrigatórias que LDB introduziu, não aceitando somente o magistério, mas sim um nível superior dos profissionais da educação.
Essa mudança acarretou vários benefícios para os licenciados como prioridade na pauta da confederação Nacional dos trabalhadores da educação e outros benefícios.
O Papel dos profissionais do magistério associativos na organização do sistema de ensino e na organização escolar
Com as reformas educacionais houve grande transformação na vida e formação desses profissionais. Com a nova LBD o ensino sofreu muitas mudanças, antes duas maneiras de formar professores; o magistério em nível de segundo grau e licenciatura do nível superior, que seria para atuar na educação infantil e nas primeiras serie do ensino fundamental. A análise da profissionalização dos educadores deve ser efetuada levando em conta condições históricas, culturais e políticas e sociais em que a profissão é exercida. A profissionalização docente ganhou prioridade na pauta da Confederação Nacional dos trabalhadores em educação e constitui também preocupação das entidades cientificas e culturais ligadas à educação e ao ensino. Ao discutimos sobre a profissionalização é uma forma de significação do espaço educativo, buscando a identidade profissional dos docentes, dos especialistas e dos profissionais da educação. As condições de conceituação de uma profissão incluem a especificidade de suas tarefas, o exercício dessas tarefas em período integral. Na LDB atual, não há uma conceituação dos profissionais da educação. Para a CNTE os profissionais da educação, são todos aqueles que atuam dentro do ambiente da educação escolar. A lei do Fundef, estabelece que a