Organização e Metodo
Passo 1 (aluno)
Consultar a bibliografia indicada pelo Plano de Ensino da disciplina “Organização e Metodologia da Educação Infantil” apresentada pelo professor no primeiro dia de aula. Tema:” Educação infantil europeia no século XX” e “Educação Infantil no Brasil”.
Passo 2 ( Equipe)
Pesquisar e elaborar uma tabela cronológica sobre Os principais agentes do processo da História da Educação Infantil
Ano
Principais agentes do processo da História da Educação Infantil
Início do século XX
Maria Montessori
A educação da criança pequena passo do domínio privado para o público, o Estado começa a se preocupar com a criança e organiza o Primeiro Congresso de Proteção a Infância. Destacam-se duas importantes instituições fundadas durante este período, a casa Dei Bambini, fundada na Itália por Maria Montessori que tinha como objetivo a valorização das capacidade cognitivas da criança.
1879-1952
Sistematização de atividade para crianças pequenas, utilizando materiais específicos, visava o crescimento da espiritualidade.
1908
É criada a creche Central do Patronato de Menores do Rio de Janeiro. Investimentos em novas escolas infantis para idades iniciais
1923
Primeira regulamentação sobre o trabalho da mulher prevendo instalações de creches perto do local de trabalho.
1930-1945
Era Vargas e Mário de Andrade
O escritor Mário de Andrade assume a direção do Departamento de Cultura e começa a estruturar os parques infantis que ofereciam atividades para crianças de 3 á 6 anos, e de 7 á 12. Surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova defendendo um novo leque na educação. Durante a Era Vargas a legislação previa que se o número de 30 mulheres excedesse em alguma firma, deveria existir ali uma creche. Essa lei não é cumprida até hoje, nessa época foi criado o Departamento Nacional da Criança, foi também resguardado os direitos dos trabalhadores pela criação do CLT.
1950
Creche passa a ser vista como um mal necessário. Durante esta década