Hebatite B
A hepatite B ainda é um importante problema de saúde pública que acomete a população mundial, por ser uma doença transmissível por via Peri-natal, ferimentos na pele e mucosas, uso de drogas injetáveis, relação sexual e mais raramente por transfusão sanguínea. Esse agravo de saúde ocorre com freqüência entre os profissionais de saúde, devido à prática exercida com maior exposição ao vírus, por meio das atividades desenvolvidas e manipulação de material contaminado. Objetivo: verificar a resposta sorológica e caracterizar o perfil dos estudantes de graduação em enfermagem, que receberam esquema completo da vacina contra a hepatite B, e identificar o conteúdo de domínio sobre a vacinação e a sorologia da hepatite B. Método: Trata-se de um estudo inter-relacional, retrospectivo, transversal, de natureza quantitativa com variáveis qualitativas. Primeiramente será realizado estudo dos prontuários dos acadêmicos de enfermagem no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalhado de uma Universidade, visando identificar os resultados da sorologia anti-HBs. Posteriormente será aplicado uma formulário por meio de entrevista semi estruturada para identificar o conteúdo de domínio dos graduandos sobre a imunização e sorologia da hepatite B. Pretende-se entrevistar 150 acadêmicos de enfermagem de uma Universidade, distribuídos entre a 1ª a 5ª série, no período de maio, junho, julho e agosto de 2014. Os dados serão tratados com estatística descritiva e todos os cuidados éticos serão respeitados.
Palavras- chave: Vírus da Hepatite B; Estimulação imunológica; Risco ocupacional; Enfermagem.
ABSTRACT
Gonçalves CM. Seroconversion after hepatitis B vaccination in nursing undergraduate students. [monograph]. Taubaté (SP): University of Taubaté; 2014.
Hepatitis B is still a major public health problem that affects the world population, being a communicable disease of vertical transmission, injury to the skin and mucous membranes,