Organização e métodos
Conceito de organização
Uma organização é o produto da combinação de esforços individuais, visando a realização de propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançarem objetivos comuns.
Há duas características importantes que diferenciam uma organização de outros tipos de grupo sociais. A primeira é a divisão do trabalho: cada pessoa ou grupo de pessoas tem um papel específico que contribui para o objetivo final. A segunda é a coordenação: os diversos papéis específicos combinam-se e integram-se de modo a convergir para os objetivos comuns.
Cada organização tem seus objetivos específicos, que podem ser classificados em duas categorias principais: produtos e serviços. No mundo atual, depende-se desses produtos e serviços para se atender a uma grande parte de necessidades, como educação, saneamento, informações, transporte e alimentação, necessidades essas que, num passado não tão distante, eram satisfeitas por meios domésticos ou não-institucionais.
Em função de seus objetivos, cada tipo de organização tem uma definição própria de sucesso. Assim, receita de vendas e lucro são possíveis medidas de sucesso que se pode imaginar para cada tipo específico de organização. A realização dos objetivos deve andar junto com a utilização correta dos recursos.
Conceito de Administração
A tarefa de tomar decisões sobre a definição de objetivos e a utilização dos recursos necessários para atingi-los chama-se administração. O papel da administração é zelar pela eficácia e eficiência da organização. As decisões administrativas podem ser classificadas em quatro categorias principais: planejamento, organização, direção e controle.
A administração é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação de recursos humanos,