Organização, sistemas e métodos: ferramenta administrativa para solução, inovação e
A falta de familiarização com o assunto, maus esclarecimentos e a prática inadequada de experiências tem gerado grandes problemas à aplicação prática, eficaz e bem-sucedida de OSM.
Nos últimos anos, surgiram novos conceitos sobre empresa e OSM, principalmente após a explosão da informática, microinformática e automação das organizações, sobrevindo alguns termos consagrados e muito empregados nas organizações tais como: desburocratização, aumento de qualidade, de produtividade, eficiência, porém nem sempre alcançando o sucesso esperado.
Muitos dos executivos, ainda que bem-sucedidos nas diversas atividades empresariais tais como marketing, produção, finanças etc., sob o aspecto do conhecimento técnico das áreas que dirigem, não conseguem alcançar a mesma performance ao se confrontar com problemas típicos de OSM.
O grande desafio a ser enfrentado será vencer as barreiras das velhas teorias, hábitos e costumes incrustados na vaidade e no individualismo daqueles que se negam a enxergar as modificações de comportamento e ambiente, dificultando e até impedindo a evolução e o progresso da instituição.
Conceito e função de organização
Segundo definição contida no dicionário Michaelis, organização é empregada como sinônimo de arranjar, ordenar, criar, pôr para funcionar. Walter LERNER (1991) esclarece que organização deve ser entendida não como um quadro de cargos, atribuições básicas, responsabilidades, relações formais e nível de autoridade, mas como uma cultura que deverá ser praticada da melhor forma possível.
Nesse aspecto, a função de organização consiste na pesquisa detalhada da