ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS
Organização, Sistemas e Métodos é uma só função integrada, área clássica da Administração que abrange um leque de atividades e recursos disponíveis, a fim de atingir um determinado resultado.
O autor CRUZ (2002) define a função de OS&M como um “Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica”.
OS&M tem por finalidade evitar o desperdício e retrabalho, a racionalização na distribuição de tarefas, controle dos gastos desnecessários, a padronização de documentos e ferramentas e consequentemente a maximização de resultados em conjunto com a minimização de esforços.
Esta função trabalha as informações processadas, a fim de facilitar o processo gerencial e delimitando os meios a serem seguidos. É de extrema importância na administração moderna, proporcionando o pleno funcionamento e controle dos processos na organização.
Para ARAÚJO (2001, p.50), OS&M é “um conjunto organizado e complexo, uma reunião ou combinação de coisas ou partes, inter-relacionadas e interdependentes, que formam uma unidade, visando à realização de um objetivo ou conjunto de objetivos”.
Organização, Sistemas e Métodos surgiram há anos atrás tendo como suporte a Escola Clássica e abordagens organizacionais.
Segundo CRUZ (2002)
Os dois principais expoentes da Escola Clássica fora Frederick Wislow Taylor e Henri Fayol que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da administração científica, primeiro por estudarem a natureza do trabalho realizado nas fábricas e, segundo, por racionalizarem a forma como as atividades eram executadas pelos pioneiros da era industrial.