Organização gestão empresas
Caso Ryanair
Relatório
Trabalho realizado por: Docente:
Lúcia Branco nº 33304 Pedro Vaz
Elena Racu nº 33330
TurmA: FCA1
Introdução
Na aula de introdução à gestão no dia vinte e quatro de Fevereiro de dois mil e dez foi exposto um trabalho sobre a análise do caso Ryanair.
Estudámos e analisámos a informação que nos foi fornecida e também a que nós obtivemos através de pesquisa. Tentámos ao máximo tirar conclusões que se relacionassem com a matéria que foi dada.
Na apresentação fizemos uma introdução acerca da origem e evolução da Ryanair. Explicitámos o tipo de actividade da empresa e os motivos da sua reorganização em 1990, donde surgiu o gestor Michael O’Leary que veio revolucionar a companhia aérea com ideias ousadas.
Identificámos os papéis e funções do gestor e a maneira como as suas decisões afectaram a companhia aérea. Falou-se dos elementos dos contextos interno, externo e histórico e explicou-se de que maneira os mesmos têm influência sobre a companhia e vice-versa e, falou-se também do nível de satisfação dos seus clientes. Identificámos a estratégia utilizada pela Ryanair e as medidas que implementou para atingir o seu objectivo.
Desenvolvimento
A Ryanair é uma companhia aérea low cost criada em 1985 pela família Ryan na Irlanda. O seu modelo de negócio baseou-se na companhia aérea americana Southwest Airlines. No início, a Ryanair fazia apenas voos no Reino Unido (Waterford to Gatwick) tendo como principais concorrentes a British Airlines e a Aer Lingus.
Em 1990 passou por uma reorganização devido à crise causada no sector aéreo pela Guerra do Golf. Passou a ter uma nova estrutura organizacional gerida por Michael O’Leary.
Após a desregulamentação do espaço aéreo europeu abriu novas rotas para a Europa continental. Desta maneira, a Ryanair foi-se expandindo, tendo-se tornado numa das maiores companhias aéreas europeias de low cost. Actualmente tem aproximadamente 7000 trabalhadores e espera