Educação e tecnologia
RESENHA CRÍTICA-ARTIGO APRENDIZAGEM DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CIDADANIA.
BELÉM
2012
RESENHA CRÍTICA - APRENDIZAGEM DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CIDADANIA.
Resenha Crítica apresentado para avaliação da disciplina Tópicos de Licenciatura em Computação Mª Larissa Sato para obtenção de nota no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia.
UFRA
BELÉM
2012
APRENDIZAGEM DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CIDADANIA.
O artigo de Rossini (2010) vem demostrar quais os impactos das novas tecnologias na capacidade humana de produção distribuição e acesso ao conhecimento. Apresentando os movimentos sobre este tema que se referem ao acesso aberto a publicações cientificas e aos recursos educacionais abertos e seu impacto na experiência da cidadania (ROSSINI, 2010). Introdutoriamente Rossini (2010) afirma que no contexto da mudança profunda e estrutural ocorrida em função da expansão do ambiente de informação em rede (BENKLER, 2006, p.1 por ROSSINI, 2010) os sujeitos não estão mais na posição de leitores ou observadores do conteúdo; a rede permite sua participação e redefine o lócus da criação (ROSSINI, 2010). A autora cita os fenômenos que evidenciam tal mudança como: o Global Voices, software livre e o e-democracia. É interessante observarmos que esses fenômenos não ocorrem apenas no âmbito informacional, politico e no desenvolvimento de tecnologias, essa premissa de colaboração perpassa por diversas áreas como afirma Kensk:
O compartilhamento de informações e as múltiplas possibilidades de comunicação e interação imediatas garantem que escolas, universidades, instituições educacionais e culturais, empresas e organizações de todo o mundo possam produzir e utilizar cooperativamente o conhecimentos, produtos serviços e conteúdos nas mais diferentes áreas científicas (KENSK, 2003 p 91).
É ressaltado no artigo que assim como