organizaçao e gestao de empresas
A gestão pressupõe a existência de uma organização, ou seja, várias pessoas que desenvolvem uma actividade em conjunto para melhor atingirem objectivos comuns.
A tarefa da gestão é interpretar objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através de quatro funções básicas:
Planeamento – Processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como deve ser feito. Envolve a definição dos objectivos e das metas, a decisão sobre as tarefas a realizar e a seleção de recursos necessários para atingir as metas/objectivos delineados. Organização – Traduz a forma como a empresa vai desenvolver a sua actividade para concretizar o que planeou. Estabelece relações formais entre as pessoas e entre estas e os recursos, para atingir os objectivos propostos.
Um dos objectivos desta função é assegurar que a pessoa certa, com as qualificações certas está no local e no tempo certos para que melhor sejam cumpridos os objectivos.
Direção – O processo de determinar ou influenciar o comportamento dos outros.
A direção envolve:
Motivação – O reforço da vontade de se esforçar por conseguir os objectivos alcançados, na medida que os gestores consigam que os seus colaboradores façam seus os objectivos da empresa, de modo que se sintam mais motivados pelas tarefas que estão a desempenhar.
Liderança – Capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que eles façam. A liderança pode ser autocrática, democrática ou laissez faire.
Comunicação – Processo de transferência de ideias, informações, conceitos ou sentimentos entre pessoas.
O gestor passa a maior do tempo a comunicar.
Controlo – Traduz-se na comparação dos objectivos propostos e das ações já desenvolvidas.
Nesta função existem aspectos que devemos ter em consideração:
- definição exata de medidas padrão de desempenho dos trabalhadores;
- comparação entre os padrões previamente definidos e o