ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Produção Textual Interdisciplinar
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Educação da criança de 0 a 5 anos,Organização e didática na educação infantil, Ludicidade e educação,Ensino e alfabetização l,Ensino da linguagem oral e escrita.
Introdução
Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização do espaço educativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança a partir de referenciais teóricos e utilizando como exemplo o CMEI Orlando Alves Carneiro. Deste trabalho, foi possível extrair quatro fatores importantes para o planejamento de espaços: possibilidade de transformação; possibilidade de interação entre crianças; possibilidade de desenvolvimento e oportunidade de apropriação de espaço.
Nesse sentido, o mesmo procura refletir sobre a importância do espaço na educação infantil e a forma como esse espaço é organizado podendo facilitar, limitar e orientar a prática educativa. A escolha pelo CMEI Orlando Alves Carneiro se deu pela facilidade de acesso, e porque o espaço é pensado e planejado por ele como uma importante ferramenta no processo educativo que deve favorecer as experiências e manifestações infantis. Para isso, o trabalho pretende estudar as questões em foco a partir de referenciais teóricos e fazer relações entre a teoria a a prática.
Desenvolvimento
A discussão sobre a importância do espaço no desenvolvimento infantil tem nas diversas correntes da psicologia um suporte fundamental. A corrente cognitivista por exemplo, enfatiza a função desempenhada pelas experiências na construção das estruturas sensoriais da criança. Um dos exemplos dessa vertente