Matriz
Módulo:3
Atividade: Etapa individual
Título: O papel da taxa de câmbio e os seus assuntos relacionados
Disciplina: Finanças internacionais e Política macroeconômica
Turma: FIPMEAD_T0045_0112
Introdução
Trata-se de trabalho em equipe (etapa individual) da disciplina de Finanças Internacionais e Política Macroeconômica.
O trabalho será posteriormente consolidado para a apresentação pela Equipe 2.
A Equipe 2 é uma produtora de trigo de Londrina (PR). Fornece para um moinho localizado no estado de São Paulo. Atualmente a Equipe 2 está na fase de colheita da produção.
O objetivo do trabalho é:
- Descrever qual é o valor recebido pelo produtor nacional sabendo que a cotação cambial de R$ 1,18 por dólar, sabendo que os preços domésticos e internacionais são correlacionados e a cotação em Chicago está em 350 cents por bushel.
E responder os seguintes questionamentos:
- Caso haja importação de trigo dos Estados Unidos, os agricultores americanos oferecem as vendas com um prazo de pagamento de 12 meses a uma taxa de juros reais de 1,5% ao mês sobre o regime de juros simples. Qual é a diferença de cotação? Justifiquem através de cálculos.
- Por fim, se considerássemos a taxa de câmbio sobrevalorizada e uma desvalorização de 15% fosse aplicada, qual seria o impacto sobre o preço final em termos percentuais? E a taxa de câmbio possui um efeito sobre o comércio exterior?
SOBRE O TRIGO:
O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; o terceiro é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como um ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é plantado também estritamente como uma forragem para animais domésticos, como o feno.
Na colheita do ano 2002, a produção internacional do trigo totalizou 563,2 milhões toneladas e os países