anatomia do sistema digestivo
Resumo do Sistema Digestivo
Boca
A cavidade bucal tem como limites: os lábios na extremidade externa e às fauces da extremidade interna comunicando com a faringe ou região bucofaringe.
1 – Revestida com camada de células pavimentosas estratificadas, não queratinizadas (exceto na margem dos lábios).
2 – Lábios e bochechas ajudam na mastigação e na fala sendo limites laterais da boca.
3 – O teto é formado anteriormente pelo palato duro e posteriormente pelo palato mole (tem na sua terminação a úvula).
4 - Na parte inferior da boca tem assoalho na qual se encontra a língua.
Língua – está no assoalho da boca. A língua apresenta um ápice, que fica junto aos dentes incisivos, uma margem que está em relação com os dentes e as gengivas de cada lado e, um dorso com forma convexa, caracterizando por um sulco mediano.
1 – A língua apresenta como movimentos: Protrusão, retrusão e lateralização, por músculos extrínsecos. 2 – Sua forma é definida por sua musculatura intrínseca.
3 – Ajuda na movimentação dos alimentos, deglutidos e na formação das palavras.
4 – Localiza-se em sua região do dorso várias papilas ou botões gustativos (relacionada a gustação) (Papilas fungiformes, Papilas valadas e papilas foliadas). Já as Papilas filiformes não apresentam estes botões gustativos, estão relacionadas à pressão e temperatura.
5 – A língua esta conectada ventralmente com o assoalho da boca pelo frênulo lingual, que quando fundido causar a condição de “língua presa”.
Dentes
1 – Apresentam como partes: Coroa (coberta por esmalte), colo e raízes (fixam os ossos alveolares, tanto nos ossos maxilar e mandibular).
2 - Cavidade pulpar, canal radicular e forame apical, por onde passam vasos e nervos que darão o suprimento e sensibilidade que as células dentais.
3 - Os dentes permanentes apresentam 32 dentes no total divididos em: 4 incisivos, 2 caninos,
4 pré-molares e 6 molares. Já os dentes decíduos 20 dentes no total, divididos em: 4