matriz
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
ENGENHARIA CIVIL
MATRIZ INVERSA
Geometria Analítica
Professora: Renata Feuser
Andressa Samara Tasca
Paulo Ricardo Moretto
Thiago da Silveira Brancher
ECV 312
JOINVILLE
MAIO/2013
Introdução
As matrizes que surgiram depois do estudo das determinantes, onde só no ano de 1850, tiveram realmente seu nome dado devido a comparação entre as expressões de criação, ou de gerar algo novo, que nos estudos conseguiram identificar que através delas e suas colunas conseguiam formar vários sistemas de determinantes. E com os estudos das matrizes surgiram uma grande ramificação de cálculos que um deles é a Matriz Inversa, que podemos dizer que uma Matriz X é inversa se uma outra Matriz Y tem o seu produto uma Matriz identidade onde formaria a expressão, B=A-¹. Para fundamentação utilizamos mídias digitais como sites de faculdades e professores, e livros. No decorrer do trabalho iremos apresentar mais sobre sua historia e mostrar exemplos de matrizes inversas e seus procedimentos para resolução.
Matrizes
Matrizes são tabelas retangulares utilizadas para organizar dados numéricos. Nas matrizes, cada número é chamado elemento da matriz, as filas horizontais são chamadas linhas e as filas verticais são chamadas colunas. As matrizes podem ter alguns formatos diferente, do tipo 2x1, 2x3,3x2,1x3, sendo o primeiro numero a linha e o segundo a coluna.
Matriz 2x1 Matriz 1x3 (Matriz Linha)
Matriz 2x3 Matriz 3x2 (Matriz Nula)
Matriz 3x3
Assim como as tabelas, cada elemento da matriz ocupa uma posição definida por sua linha e coluna, e devem sempre ter essa ordem.
1ª Coluna 2ª Coluna 3ª Coluna
(4x3)
1ª Linha
2 ª Linha
3 ª Linha
4 ª Linha
Matriz Quadrada