redes
Antigamente as redes se dividiam dependendo do tipo de dispositivos que a formavam, desta forma uma rede telefônica só servia para comunicar via telefone e uma rede informática para conectar dispositivos informáticos. Bem, aparece um novo tipo de rede que é a convergente, a qual permite utilizar uma única rede para várias funções. Esta rede necessita uma boa arquitetura de rede para seu funcionamento e por isso é sumamente importante ver o que é uma arquitetura de rede e suas principais características.
O primeiro que temos que saber é a que nos referimos quando falamos de arquitetura de rede, pois bem nos referimos às tecnologias que admitem a infraestrutura, serviços e protocolos que transmitem as mensagens através da rede, para que esta seja confiável e funcione perfeitamente.
Atualmente uma boa arquitetura de rede deve preencher 4 características básicas:
Tolerância a falhas
Escalabilidade
Qualidade do serviço
Segurança
A continuação, passamos a detalhar cada uma delas para deixar estas características totalmente claras.
Tolerância a falhas
Uma rede tolerante a falhas é aquela que limita o impacto de um erro de software ou hardware e que ademais pode se recuperar desse erro rapidamente. Para que se entenda melhor: se nós enviamos uma mensagem e nos dá um erro de encaminhamento o que a rede teria que fazer era mandar imediatamente a mesma mensagem mas por outra rota distinta de tal forma que o destinatário não saiba desse erro e receba a mensagem sem problemas. Para aplicar este sistema utilizamos o que se chama redundância, e é simplesmente implementar vários caminhos, soluções, etc para que se um falhar, tenhamos mais e a mensagem sempre chegue a seu destinatário.
Escalabilidade
Esta característica não é outra que a de permitir o crescimento das redes sem repercutir no seu funcionamento. Para que vocês tenham uma ideia, cada semana se