organizaçao da educaçao brasileira:breve historico
Desde as comunidades primitivas, os homens vem se educando coletivamente e as próximas gerações.Com isso surge uma nova forma de educação mesmo sendo uma maneira sistemática,diferenciada.Com a sociedade moderna(modo de produção capitalista)que detém propriedade privada dos meios instrumentais e condições de trabalho convertidos em capital,por isso há um predomínio da cidade e da indústria sobre o campo,e deste mesmo modo esse processo ocorre na escola,”[...]a constituição da sociedade burguesa trouxe consigo a bandeira da escolarização obrigatoria’’(Saviani,1999).
Como a vida urbana rege-se por normas que ultrapassam o direito natural,dar-se a incorporação da expressão escrita na vida da cidade,que para que este participe ativamente,este depende do acesso à chamada ‘’cultura letrada’’.
A ideia de sistema educacional já é antiga e seus fundamentos de todo o sitema da educação que se foi ampliando junto ao domínio Portugues.Apartir desde observa-se que este já vem sido contruido desde o ‘’inicio daquela politica de instruçao’’.
Com a modernização d século XVIII ,foi introduzido reformas iluministas às ideias religiosas,baseando-se em ideias,a versão de ‘’educação publica estatal’’,adotando um regime monarco.
Após à separação entre igreja e abolição do ensino religioso nas escolas,meados de 1920,formularam diversos Estados Federados,pois há uma expansão da oferta pubicla,e os problemas com esta começa após 1930 com a instituição publica popular,em 1946 a constituição define a educação com direito a todos e o ensino primário como obrigatório.
Iniciase em 1947 as Leis de diretrizes básicas da educaçaoe aprovada em 1961,e mesmo assim a elite sobressaia sobre a educacação publica , dai formaram nosvas leis que obrigavam ao cidadão 11 anos de escolarização para profissionalização e capacitação para comunidade e mercado de trabalho.
Savani questiona o fato se o brasil tem um sistema educacionel