Estagio Eja
ALUNA: DILCE DRESH
PROFESSORA: REGINA URMERSBACH
PROJETO DE PESQUISA
ESTAGIO I – ENSINO FUNDAMENTAL - EJA
SÃO LEOPOLDO, 2013.
Aluna: Dilce
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professora:
Turma: EJA – Etapa III
Tema: A escrita na Educação de Jovens e Adultos.
O projeto surgiu da necessidade de alternativas para solucionar as dificuldades de construção de seu próprio texto, expressar na escrita suas opiniões e emoções, assimilando e colocando em pratica o conhecimento lido.
Segundo Foucambert (1194), “Ser leitor é sentir-se comprometido com o seu estar no mundo e com a transformação de si, dos outros, das outras coisas: é acreditar que se apreende o mundo quando se compreende o que se faz ser como é [...]”.
O tema “A escrita na Educação de Jovens e Adultos” surge ao longo das observações e hipóteses levantadas, tendo como objetivo identificar os motivos pelos quais os alunos têm dificuldades na pratica escrita.
Durante as visitas a sala de aula pôde-se observar que as aulas eram divididas basicamente em Português e Matemática, sempre com muita copia do quadro ou atividades em folhas impressas. Neste momento levantei um questionamento, até onde as atividades propostas levadas pelo professor estavam sendo motivadoras aos alunos? Entender as necessidades do grupo me fez refletir no quando a pratica é necessária na alfabetização. Segundo (REGO, 2001) para Vygotsky, o desenvolvimento do sujeito humano se dá a partir das constantes interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da vida social.
Uma turma bastante homogênea, composta por oito alunos, sendo apenas um do sexo masculino e as demais do sexo feminino, também fazia parte da sala de aula uma aluno de inclusão devidamente acompanhada de uma professora auxiliar. A interação entre professora e alunos é de muito dialogo, em alguns momentos da aula parava-se as atividades para