organizacoes categoricas
Curso de Contabilidade e Auditoria
Curso Diurno e Notuno
Cadeira de Macroeconomia
Capitulo I: introducão à macroeconomia
Macroeconomia é o comportamento da economia como um todo. Examina o produto global de um país, o emprego, os preços e o comércio internacional. Pelo contrário, a microeconomia estuda os preços, as quantidades e os mercados individualmente.
A Macroeconomia, segundo Garcia e Vasconcellos (2002, p. 83), “[...] estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio”.
Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades económicas individuais e de mercados específicos. Por exemplo, essa teoria considera apenas o nível geral de preços, e não atende as mudanças dos preços dos bens das diferentes indústrias.
OBJECTIVOS E INTRUMENTOS EM MACROECONOMIA
OBJECTIVOS
INSTRUMENTOS
Produto:
Nível elevado
Taxa elevada de crescimento
Emprego:
Nível elevado de emprego
Desemprego involuntário reduzido
Estabilidade do nível dos precos em mercados livres
Comércio internacional
Equilíbrio entre as exportações e as importações
Estabilidade da taxa de câmbio
Política fiscal:
Despesa publica
Impostos
Política monetária:
Controlo da oferta de moeda
Influência sobre as taxas de juro
Economia das relações externas:
Políticas comerciais
Intervenção na taxa de câmbio
Políticas de rendimentos:
Desde orientações para fixação de níveis salariais voluntários até ao controlo através da imposição do valor dos salários
A coluna da esquerda apresenta os principais objectivos da política macroeconomica. Estes objectivos podem ser estabelecidos nas leis do país e nas declarações dos dirigentes políticos. A coluna da direita contêm os principais instrumentos ou medidas