Trabalho de Economia
Respostas:
1 – Nos dias de hoje o significado de competitividade compreende não somente a eficiência ou a excelência de desempenho das empresas e produtos; engloba, também a capacidade de desenvolver processos sistemáticos na busca por novos mercados e a superação de barreiras via aplicação de conhecimento. A inteligência competitiva pressupõe o desenvolvimento da capacidade de identificar, sistematizar e interpretar sinais do ambiente externo das organizações para alimentar os processos de decisão. É muito importante a capacidade de olhar para o futuro e prever as mudanças na tecnologia e no mercado, para sempre aperfeiçoar os produtos e os serviços oferecidos.
2 – Organizações privadas também têm buscado no Foresight uma opção para reformar seus processos de decisão voltados à inovação. Esse processo é dado em três etapas:
1. Mobilização de Insumos: Tarefa de organização das informações sobre determinada demanda ou tecnologia, da mobilização de competências, e documentação dos atores relacionados ao sistema de inovação alvo. Espera-se transformar as informações em conhecimento.
2. Visões de futuro: Proporcionar métodos que promovam interação entre os atores, de modo a obter conclusões sobre rumos futuros. O resultado que se espera é aumentar o conhecimento existente.
3. Decisão e Ação: Nessa etapa reforça-se o comprometimento dos atores a partir de processos de assimilação e validação para audiências mais amplas. A consequência esperada é transformar o entendimento acumulado em ações.
3 – Até a década de 1980, as técnicas de Foresight procuravam determinar o futuro da tecnologia. De lá para cá, essa perspectiva foi mudando com a concessão de que o mais importante seria dotar as decisões presentes de conhecimento sobre as possibilidades de futuro, ao invés de definir o futuro para só então decidir. A nova abordagem passou a ser denominada Foresight. Do ponto de vista da União Europeia, Foresight tem três dimensões de um mesmo