Organiza O Mecanica Ou Organica
Organização mecânica e orgânica: na visão mecanicista, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”). Já uma organização orgânica, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.
o longo de toda história das organizações surgiram teorias que foram sendo aprimoradas através de estudos realizados por estudiosos, gerando características distintas para cada empresa, ou seja, cada organização tem suas próprias características sendo singulares uma das outras.
Entretanto as corporações em seu âmbito geral seguem certas linhas de pensamentos.
A duas principais frentes que determinam o funcionamento de cada uma delas em sua esfera geral são as organizações mecanicistas e orgânicas, ou, da teoria X e teoria Y.
Vou destacar em forma esquemática alguma das características que distinguem estas duas linhas: Mecanicistas (Teoria X) Orgânicas (Teoria Y) Estrutura Burocrática, com normas e regras dirigindo seu funcionamento. Estrutura flexível com rápidas adaptações a mudanças do ambiente. Trabalho individualizado Trabalho em equipe e grupal Interação vertical Interação vertical e horizontal Trabalho rotineiro Trabalho flexível Trabalho braçal Trabalho mental Decisões centralizadas no