prensa Hidraulica
Neste presente trabalho vamos falar sobre a prensa hidráulica, onde vamos apresentar o circuito hidráulico para o seu funcionamento e explicar o seu funcionamento.
Objectivos
Geral: Explicar o funcionamento da prensa hidráulica;
Especifico
Falar de cada constituinte do circuito;
Falar da constituição da prensa;
Circuito para uma prensa hidráulica
Funcionamento: Constituem-se de um tubo preenchido por um líquido confinado entre dois êmbolos de áreas diferentes. Quando aplicamos uma força no êmbolo de área A1, surge uma pressão na região do líquido em contato com esse êmbolo. Como o incremento de pressão é transmitido integralmente a qualquer ponto do líquido, podemos dizer que ele também atua no êmbolo de A2 com uma força de intensidade proporcional à área do êmbolo 2.
Na figura podemos identificar:
F1 – força aplicada no êmbolo 1;
F2 – força que surge no êmbolo 2;
A1 – área da seção transversal do cilindro 1;
A2 – área da seção transversal do cilindro 2.
Constituição da prensa hidráulica
Basicamente são constituídas de uma estrutura de ferro fundido ou aço que sustentam o mecanismo que permite o movimento vertical. Os seus componentes hidraulicos sao: bomba, cilindro do pistao, manometros, manguiras, valvulas e filtros.
3. Função de cada constituinte
Manômetros
3.1. Função
O manômetro é um aparelho que mede um diferencial de pressão. Dois tipos de manômetros são utilizados nos sistemas hidráulicos: o de Bourdon e o de núcleo móvel.
3.2. Manômetro de Bourdon
O tubo de Bourdon consiste de uma escala calibrada em unidades de pressão e de um ponteiro ligado, através de um mecanismo, a um tubo oval, em forma de "C". Esse tubo é ligado à pressão a ser medida.
3.3. O Manômetro de Núcleo Móvel
O manômetro de núcleo móvel consiste de um núcleo ligado ao sistema de pressão, uma mola de retração, um ponteiro e uma escala graduada em kgf/cm2 ou psi.
3.4. Mangueiras hidráulicas
Mangueira mede-se pelo diâmetro interno real. Exceto