Organiza O Curricular
A prática educativa de escola não deve se restringir apenas ao planejamento curricular de organização de conteúdos por disciplina, serie e idade; pois o ato educativo requer renovação constante e estabelecimento de objetivos educacionais amplos e específicos para cada etapa da vida do estudante, visando seu desenvolvimento pleno no processo participativo da produção de aprendizagens diversas e construção de conhecimentos. A organização curricular vigente sempre esteve e está longe do ideal, incapaz de promover a cultura do conhecimento pleno, pois não é organizado de modo qualitativo, isto é, não considera os conhecimentos prévios e bagagens de aprendizagem que os seres trazem de seu “ meio” nem fermenta seus anseios e necessidade nas situações pratica da vida.
O currículo é engessado, organizado por gavetinhas, disciplina, conteúdo, ano, serie idade sem se preocupar com a vivencia real do estudante como agente transformador da própria realidade.
Muitas mudanças ocorrem anualmente na forma de organizar o currículo, se faz planejamento por área de estudo, mudam a seleção de conteúdos conforme seria idade e até disciplinas afins, retira disciplina, acrescenta disciplina, alteram conceitos, criam parâmetros e estabelecem regras, inventam programas, porém não mudam o foco da problemática de aprender – ensinar – aprender, que possibilita que o estudante vivencie o processo de construção do próprio conhecimento.
O fértil de um currículo assim exige tempo, reflexão, trabalho, mas possibilita resultado eficaz, o currículo deve ser pensado e praticado como uma “trilha” que possibilita diferentes caminhos de aprendizagem. Há de se considerar que ainda existem quatro tipos de currículo.
O currículo oficial, que está escrito e determinado no papel como uma visão de alto a baixo; o currículo real que é apropriado pela prática do professor sobre os conteúdos desenvolvidos em sala de aula; o currículo oculto representa aquilo que não está