Titulo: O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades:
Mª Elze Plácido
FICHAMENTO
Referência Bibliográfica: RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: Concepções, Propostas e Problemas. Revista Educação, Sociedade. Campinas, v. 32, nº.116,p.771 – 778, jul. – set. 2011.
Objeto: Currículo do Ensino Médio
Objetivo: Discutir políticas curriculares para o ensino médio no Brasil, problematizando a reforma curricular de FHC, passando às ações do governo Lula, bem como ao movimento de defesa do ensino médio integrado. Aborda as políticas atuais, considerando perspectivas virtuosas trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Metodologia:
O artigo analisado é uma revisão bibliográfica. A autora considera que o programa de incentivo a propostas curriculares "inovadoras" no ensino médio transita entre o avanço conceitual da relação entre trabalho, ciência e cultura, e a reificação de atividades e métodos ativos. Acredita que as dificuldades enfrentadas na luta de uma proposta contra-hegemônica não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade. Aponta que o sentido do trabalho no ensino médio certamente é uma das questões que clivaram, historicamente, a natureza do currículo nessa etapa de formação. Isto porque é nessa fase que ocorre a explicitação do modo como o conhecimento se relaciona com o trabalho. O artigo é dividido em dois tópicos o primeiro intitula-se: A reforma curricular do ensino médio no período FHC: a introdução da pedagogia das competências na educação básica, neste tópico a autora em destaque, aponta que a reforma curricular do ensino médio foi elaborada na forma das respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. Tendo seus fundamentos resumidos da seguinte maneira: a) reiteração das finalidades previstas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para o ensino médio; b)