PROPOSTA CURRICULAR ORGANIZA O
424 palavras
2 páginas
Ao propor este aprofundamento do trabalho a ser desenvolvido pela disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental podemos perceber que a proposta deve ser vista como uma complementação ao trabalho original, no que se prossegue, se pretende dar á questão da estrutura do ensino enquanto estrutura de produção, e também enquanto estrutura de relações sociais de produção.Hoje se aposta na possibilidade de o magistério da rede pública liderar um processo efetivo de resgate da qualidade do ensino e, desta forma, do seu próprio valor.
Mas neste sentido, não se pode deixar de considerar que o valor do trabalho, no contexto da sociedade, é relativo á sua capacidade de agregar valor ao mercado.
Assim como o professor vai restringindo o seu trabalho á mera execução de tarefas e elaboração em outras instâncias, o seu trabalho agrega pouco valor em termos de ensino-aprendizagem. Para o professor ter seu trabalho reconhecido mais, deverá resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimentos e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem.
Para acabar com este processo de desqualificação do professor, não basta a vontade e a mobilização, é necessário construir as condições objetivas de que o magistério carece, levando-se em conta as exigências da base de produção do ensino-aprendizagem que é o trabalho coletivo.
O que se quer na real é fazer com que o professor entenda o ensino e aprendizagem escolar como um processo produtivo.
É fundamental que o professor possa perceber esta relação entre a escola, o sistema de ensino e o próprio contexto político, econômico e social.
Tendo como um ponto de vista, a tecnologia, também pode ensejar novos conceitos e formas de exercer o magistério.
É fundamental que o curso do Magistério trate dessas questões com coragem e determinação.
Por falta de condições, o professor acaba ajudando a viabilizar um processo educativo cujo compromisso não é com a população e as