Qualidade De Vida No Trabalho
Revista Administração e Diálogo, v. 9, n. 1, 2007, p. 35-58
A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM
SITUAÇÕES DE TRANSIÇÃO PROFISSIONAL:
UM ESTUDO DE CASO SOBRE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO.
Elza Fátima Rosa Veloso – Doutoranda em administração FEA-USP; Consultora técnica da pesquisa Melhores Empresas na FIA.
Renata Schirrmeister – Mestre em administração pela FEA-USP; Professora substituta
PUC-SP.
Ana Cristina Limongi-França – Doutora pela FEA-USP; Coordenadora do FEA NEPGQVT.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivos buscar relações possíveis entre o desligamento voluntário e a percepção sobre qualidade de vida no trabalho, além de estudar a influência da qualidade de vida no trabalho (QVT) em situações de transição profissional.
Foi realizada revisão conceitual sobre gestão da qualidade de vida no trabalho e gestão de carreiras, e estudo de caso com profissionais que aderiram a programas de desligamento voluntário de uma sociedade de economia mista, hoje privatizada. O método utilizado foi o qualitativo, com o uso de entrevista semi-estruturada com esses profissionais. Como complemento metodológico foi utilizado para análise das entrevistas a análise de conteúdo. O estudo traz como contribuição a ampliação da visão sobre as relações entre a
QVT e a auto-gestão de carreiras, especialmente em mudanças de trajetória profissional.
Conclui que há evidências qualitativas de influência da qualidade de vida no trabalho na decisão pelo desligamento da instituição, sem desconsiderar fatores como a conjuntura econômica, o mercado de trabalho, as demandas sociais e o preparo que o indivíduo deve possuir para de fato gerir e controlar a direção de sua vida; e que a busca por QVT tem relação com as escolhas profissionais após o desligamento.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão de Carreiras, Transição de
Carreira.
Abstract
This study aims to look for possible relationships