Ordenamento jurídico
CURSO: DIREITO – 80 AULAS
1 – INTODUÇÃO
1.1 – Conceito de Economia
Conceito primitivo: do grego oikonomia (oikos = casa; nomos = lei). Aristóteles dizia ser a Economia a “ciência do abastecimento”. Nesse período a atividade econômica estava voltada para as simples funções de produção (agrícola) e sua distribuição.
Pós-Renascimento: a Economia seria definida como “um ramo do conhecimento voltado para a melhor administração do Estado, com o objetivo de promover o seu fortalecimento”. Na idade Moderna surgem os Estados Nacionais com essa concepção de países que observamos atualmente. Eram as monarquias absolutas na Europa.
Conceito Clássico: “a Economia Política torna conhecida a natureza da riqueza e desse conhecimento deduz-se os meios de sua formação, revelando, também, a sua ordem de distribuição que ocorre através do consumo”.
Conceito Contemporâneo: “a Economia é a ciência que examina a atividade individual e social do ser humano nas suas condições materiais a fim de atingir o bem estar”.
Conceito atual: “Economia é a ciência que estuda a melhor relação entre as necessidades ilimitadas do ser humano e a escassez (limitação) dos recursos disponíveis”.
1.2 – Economia e Ciências Sociais
A relação da Economia com as outras ciências é muito estreita, uma vez que a sua existência se confunde com a própria existência do ser humano.
Vamos fazer um exercício de reflexão: * Qual a primeira providência que o ser humano teve que tomar para garantir a sua existência? * Qual a segunda providência? * O que a Economia está fazendo no dia a dia das pessoas? * Por que a questão financeira provoca tanto conflito no meio familiar? * O que a Economia tem a ver com as questões relacionadas à violência? * Qual a organização mais poderosa e rica do mundo? Como ela chegou a essa condição? Por que ela nunca foi afetada por crises econômicas? * Você deve elaborar mais três questões nessa linha de raciocínio, ou