O que é ordenamento Jurídico.
Ordenamento jurídico é o conjunto organizado de normas jurídicas, para ser eficaz o ordenamento deve ser unitário (com as fontes e normas obedecendo a uma hierarquia), coerente (evitando antinomias) e completo (evitando as lacunas).
O que se entende por Sociedade?
Uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Conceitue fontes do direito e classifique-as.
Vai-se dizer, então, que ‘fonte do direito’ é o local de origem do Direito; é na verdade, já o próprio Direito, mas saído do oculto e revelado ao mundo.
Fontes Materiais: Históricas, Religiosas, Econômicas, Naturais, Políticas e Morais.
Fontes Formais: Estatais, não Estatais.
Conceitue, Leis, Jurisprudência, costumes e doutrina.
No âmbito do Direito, a lei em sentido formal é um conjunto de normas jurídicas elaboradas pelas autoridades competentes para constituírem os direitos e obrigações dos indivíduos.
Pela palavra jurisprudência, entende-se que a forma de revelação do direito que se processa através do exercício da jurisdição, em virtude de uma sucessão harmônica de decisões tribunais.
O costume, diferentemente do Direito, é criação espontânea da sociedade, sendo o resultado dos acontecimentos sociais. Vale dizer que os costumes baseiam-se nos valores morais da sociedade, relativos ao bom senso e ao ideal de Justiça.
Doutrina é definida como um conjunto de princípios de uma escola, que pode ser literária, filosófica, de um sistema político ou de dogmas de uma religião. Doutrina também pode ser uma fonte do direito.
Diferencie: Normas, princípios, leis e regras.
Direito se expressa por meio de normas. As normas se exprimem por meio de regras ou princípios. As regras disciplinam uma determinada situação; quando ocorre essa situação, a norma tem incidência; quando não ocorre, não tem incidência.