Contabilidade Ambiental
RESUMO
A globalização da economia e a conscientização da sociedade estão forçando, atualmente, as empresas a adotarem uma postura responsável perante o meio ambiente, isto é, produzir sem agressão à natu-reza.Para isto elas estão implantando um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com as normas da série ISO 14000.
Fazer este gerenciamento exige a aplicação de um considerável montante de recursos financeiros, devendo-se ter constante preocupação em controlá-los. En-tende-se que a contabilidade é uma das ferramentas mais eficientes e eficazes para este processo.
Observa-se, no entanto, que poucas empresas, no Brasil, utilizam a contabilidade na sua gestão ambiental. Portanto, o principal objetivo da realização deste estudo é verificar qual o grau de desenvolvimento da Contabilidade Ambiental nas empresas brasileiras.
Após uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi elaborada uma pesquisa de campo que consistiu no envio de um questionário aos departamentos de contabilidade de indústrias potencialmente poluidoras. O universo compreendeu as empresas listadas no guia "As 500 maiores empresas do Brasil", edição 2000, da revista Exame; e a amostra foi de 50 empresas cujo faturamento, em 2000, ultrapassou US$ 50 bilhões.
Palavras-chave: gerenciamento ambiental, contabilidade, aplicação, empresas brasileiras.
1 - INTRODUÇÃO
Nos últimos anos vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente. Por esta razão, aliada a exigência do mercado, estas empresas estão sendo obrigadas a adotar uma política de controle, preservação e recuperação ambiental a fim de garantir sua continuidade.
Na visão de Barbieri (1997, p. 199): " O crescimento da consciência ambiental, ao modificar os padrões de consumo, constitui uma da mais importantes armas em defesa do meio ambiente. Quando a empresa busca capturar oportunidades através do crescente