Contabilidade Ambiental
RESUMO
Antigamente a preocupação das organizações era produzir e lucrar. Não existia uma preocupação de cuidados especiais com o meio ambiente e consciência ecológica como existe hoje. Há alguns anos, a própria sociedade vem pressionando as organizações quanto a questões ambientais, e as empresas estão tendo que adequar-se a produzir de uma maneira ambientalmente mais responsável. Este artigo traz conceitos importantes relativos à Contabilidade Ambiental, para que os leitores reflitam de maneira consciente sobre os riscos ambientais e danos causados à natureza, permitindo aos mesmos conhecer alguns temas ligados a contabilidade do meio ambiente como: ativos e passivos ambientais, plano de contas ambientais, responsabilidade social e balanço social. Cabe a Contabilidade Ambiental auxiliar as empresas nos registros das despesas e dos investimentos com o meio ambiente. O contador deve auxiliar de maneira ativa, avaliando, planejando e adotando medidas dentro da área contábil, que possam contribuir na preservação do meio ambiente, visando um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
Palavras-chave: Meio Ambiente – Preservação – Futuras Gerações.
INTRODUÇÃO
Vive-se em tempos de mercados altamente competitivos, e isso têm levado as empresas a buscarem adaptações em diversas áreas como financeira, tecnológica e social. Nesse processo tem-se levado muito em conta as questões ambientais, pois a proteção ao meio ambiente tem feito parte dos objetivos de negócios das empresas. Revista FEMA Gestão e Controladoria Ano 02, n. 02, jul./dez. 2012. ISSN: 2236-8698
53
A preocupação com danos causados a natureza, a fauna, a flora e a ameaça da qualidade de vida das pessoas, fizeram mudar a forma de pensar e agir nas empresas e os temas ligados a questão ambiental passaram a ocupar lugar de destaque. Neste sentido os procedimentos contábeis, também tiveram de ser repensados e muitas empresas já adotaram a Contabilidade Ambiental.
A