contabilidade ambiental
Jeferson Pedroso Barros
Vanessa Cristiny Wanderer
RESUMO
A conseqüência da ação humana contra o meio ambiente esta cada vez mais visível, com isso há uma crescente busca por atividades mais sustentáveis que não agrida a natureza, ha conscientização por parte dos contadores, empresa e a sociedade para tomar uma postura diante do problema, como conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Daí o papel da contabilidade como ferramenta para auxiliar o gestor, mais especificamente a contabilidade ambiental. Esse artigo tem como objetivo discursar sobre o tema contabilidade ambiental.
Palavras chave: Contabilidade ambiental, sustentabilidade, meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem a proposta de apresentar conceitos referente contabilidade ambiental, visto como é um assunto consideradamente novo que surge da cobrança da sociedade por uma atitude sócia ambiental correta por parte das empresas, pois a preocupação com o meio ambiente se torna cada vez maior sabendo que os recursos naturais são limitados e por isso não podem mais ser desperdiçados. A contabilidade ambiental tem como função chamar atenção dos administradores e dos parceiros para as formas de reproduzir ou evitar custos e também melhorar a qualidade do meio ambiente.
A importância da preservação do meio ambiente é um fato inquestionável, o desenvolvimento econômico e o crescimento constante da população estão ameaçando esse ambiente de várias formas. E não é apenas a sociedade que se preocupa com esse assunto, mas as empresas também, pois cabe a elas uma importante parcela dessa responsabilidade, prejudicando e poluindo o meio ambiente elas podem correr o risco de perder valor no mercado e também receber multas por falta de conscientização ambiental.
Toda empresa tem total responsabilidade por aquilo que consome, devendo então repor ao meio ambiente tudo aquilo que dele retirou, e essa reposição pode ser de várias formas como atividades de