Violencia no transito
Violência no Trânsito
MARA FERNANDA ARAÚJO MELO
Maceió, AL
Janeiro, 2010
MARA FERNANDA ARAÚJO MELO
Violência no Trânsito
Trabalho apresentado ao Núcleo de Trânsito, como requisito parcial da avaliação final do curso.
Orientador: Prof. Manoel Ferreira.
Maceió, AL
Janeiro, 2010.
INTRODUÇÃO
De acordo com Rodrigues (2008) violência por definição é um comportamento humano que vise ou possa causar dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. È o ato atentatório contra a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo contra a vida de outro. É um fenômeno que permeia todo o tecido social e assume diferentes formas. Diante das elucidações acima este trabalho foi desenvolvido com o propósito de abordar de forma simples e objetiva a seguinte temática: Violência no transito. Visando proporcionar informações à cerca do termo violência, bem como enfatizando os tipos de violência e a sua relevância no trânsito.
REVISÃO BIBLIOGRAFICA
1.0 O que é violência
De acordo com o Fórum de Direitos Humanos (2006) a violência de modo geral, define-se como sendo o uso de palavras ou ações que machucam as pessoas. É violência também o uso abusivo ou injusto do poder, assim como o uso da força que resulta em ferimentos, sofrimento, tortura ou morte.
Segundo Asblaster (2008), violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.
Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau