Ordem Trinitaria
QUEM SOMOS NÓS...
A Ordem da Santíssima Trindade e dos Cativos foi fundada por São João de Matha, o qual teve esta inspiração enquanto celebrava a sua primeira missa no ano de 1193. Oitocentos anos depois, esta mesma inspiração e a sua obra continuam a nos interpelar! Os Frades Trinitários são impelidos por um espírito apostólico que os fazem anunciadores da libertação aos mais pobres, aos abandonados e marginalizados, e, sobretudo, àqueles cristãos em perigo de perder a fé, por causa de sua fidelidade ao Evangelho.
Por isto, esta é a identidade daqueles que querem ser Trinitários, sejam estes leigos (as), religiosos (as) ou sacerdotes: contemplar Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e aceitá-lo antes de tudo como amor misericordioso e gratuito, fonte, modelo e fim último de toda Redenção!
MAS O QUE É SER UM TRINITÁRIO?
Antes de tudo é ser humano. Um ser humano apaixonado por Deus Trindade; com ânsias de liberdade; que busca, que pede e ama. E transformado por Jesus Cristo, que mostrou-lhe o seu afeto, o convidou a segui-lo e lhe deu uma missão libertadora. Por isso, como uma loucura incompreensível, decide deixar todas as coisas para ir com Ele pelos caminhos.
Abandonados ficaram no lago uma barca e umas redes. Ali foram deixados uma profissão, um estudo, um grande futuro; somente por Ele, para dar-lhe mais um minuto de sua vida.
E assim, enamorado loucamente, entra em cada casa para entregar seu sorriso, preside a Eucaristia para dar graças a Deus, perdoa um homem arrependido para ajudá-lo a encontrar a paz; se faz solidário com os pobres e oprimidos aos quais anuncia o Evangelho para que trabalhem por sua libertação.
A IDENTIDADE TRINITÁRIA HOJE
A partir da reforma assumida pela Igreja no Concílio Vaticano II, a Ordem Trinitária iniciou um forte processo de renovação, de busca pela própria identidade, de recuperação do carisma do fundador e de resposta