Escatologia Trinitária
CRISTIANO ESTANISLAU
Escatologia trinitária
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação no módulo de Estudos de Teologia Sistemática – Salvação, Escatologia e História, apresentado a Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, 2ºAno, Período Noturno, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia — Universidade Metodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo, 29 de Maio de 2014
Introdução
Para muitos cristãos entender escatologia é algo misterioso e difícil. E que se torna ainda mais obscuro ainda se este vier acompanhado da doutrina cristã trinitária. No entanto, quando nos aproximamos desses temas verificamos que tamanha dificuldade não passa de algo apenas especulativo. Pois ao refletirmos sobre a fé cristã podemos perceber que ela parte da experiência trinitária que temos com Deus. Na verdade a fé cristã se baseia na vida em comunhão com o Cristo Ressurreto, no qual vivemos em Cristo e Ele vive em nós. Através de Jesus “o filho unigênito” de Deus podemos conhecer a nos achegar diante de seu Deus e Pai e clamarmos também “Abba Pai”, Pai querido, próximo, e não apenas a forma distanciada de “Pai nosso que estás no céu”. Na comunhão com Cristo podemos experimentar a graça de Deus a cada manhã na terra e não somente no céu e sentir assim as forças serem revigoradas agora através do Espírito Santo que fortalece nossos corações de vida, esperança e justiça.
Em Jesus encontramos o Pai e o Espírito Santo, no Pai encontramos Jesus e o Espírito vivo, e no Espírito desfrutamos da comunhão com o Filho e o Pai. Ou seja, vivemos em comunhão como o Deus trino. Eles não são como muitos pensam uma unidade numérica hierarquizada, ou uma unidade monádica, inseparável, pelo contrário Eles são um, porém, numa total comunhão entre si. Todavia Eles também não são um circulo ou um triângulo, ou mesmo um sistema fechado que exige silêncio diante de si. Mas é um Deus triuno aberto a todas as