Vygotsky – Teórico da Aprendizagem.
Introdução
O primeiro ponto discutido é sobre a diferença entre Vogotsky e Piaget. A diferença fundamental entre o trabalho de Vygotsky e o trabalho de outros teóricos da formação de conceitos, como Piaget ou Ausubel: Vygotsky não deixou uma teoria acabada e pronta. Muito mais apontou caminhos a serem seguidos por outros pesquisadores, na forma de grandes linhas de pesquisa a serem desenvolvidas, do que sistematizou um corpo de conhecimentos a respeito da mente humana.
Outro ponto que também diferencia Vygotsky de outros teóricos, Piaget principalmente, é a sua preocupação com as situações de aprendizagem em sala de aula, o que o aproxima em certo sentido de Ausubel. Vygotsky apareceu no Brasil como teórico da aprendizagem somente nos anos 90, do último século. Ele fornece uma espécie de elo que faltava à teoria piagetiana, que havia sido o principal referencial ao longo da década de 80, com o meio social, vertente essa que, como já vimos, surge muito forte no cenário educacional brasileiro com a Pedagogia Crítica dos Conteúdos. Em Vygotsky o Homem é um ser social formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido. Esse é o ponto fundamental da teoria de Vygotsky. Vygotsky é um construtivista em oposição aos comportamentalistas
Pontos da sua abordagem:
1.Relação entre pensamento e linguagem: análise em unidade, que é o estudo da unidade, que contém todas as propriedades do todo, e não dos seus elementos. Ex: célula-organismo.
A palavra (e o seu significado) é a unidade do pensamento verbal. É no significado da palavra que encontramos a relação entre pensamento e linguagem.
Metodologia => análise semântica.
Encontro do pensamento e da fala: pensamento torna-se verbal e a fala racional.
2.Formação dos conceitos:
Poderíamos dizer que um conceito é uma abstração que trás em si os