orcamento capital
Ter uma base cientifica para os investimentos de longo prazo para a organização em si. Conta com alguns objetivos como: determinar os investimentos iniciais, compreender as técnicas no processo de orçamento de capital, calcular e interpretar e avaliar o período de payback, do valor presente liquido e da taxa
O Processo de Orçamento de Capital
O orçamento de capital é um processo para avaliação e seleção de investimentos em longo prazo que representam gastos substancias de fundo que comprometem uma empresa com determinada linha de ação. Por conta disso, ela deve ter procedimento para analisar e selecionar mais eficaz os seus investimentos de longo prazo. Tem que ter a capacidade de medir os fluxos de caixa e aplicar técnicas de decisão apropriadas, de acordo com o objetivo da maximização da riqueza do proprietário da empresa.
Etapas do Processo de Orçamento de Capital O processo de Orçamento de Capital compreende cinco etapas distintas, mas interdependentes: 1. Geração de Propostas: As propostas são feitas em todos os níveis de uma organização e revistas pelo pessoal do financeiro. Aquelas que envolvem desembolsos substanciais são examinadas mais cuidadosamente que as menos caras.
2. Revisão e Análise: Efetuam-se a revisão e análise formal para avaliar a adequação de propostas e determinar sua viabilidade econômica.
3. Tomada de Decisão: As empresas costumam delegar a tomada de decisão de gasto de capital com base em limites de valor monetários. Geralmente, cabe ao conselho de administração autorizar gastos alem de certo valor. Com freqüência, os gerentes de unidades produtoras recebem poderes para tomar as decisões necessárias para que a linha de produção continue funcionando.
4. Implantação: Após a aprovação, os gastos são realizados e os projetos, implantados. Os gastos com um projeto de grande porte freqüentemente ocorrem por fases.
5. Acompanhamento: Os resultados são monitorados, e os custos e os benefícios efetivos são comparados