oralidade primaria
Ao nos referimos à oralidade primaria, nos vem à mente uma infinidade de características das quais se caracterizam as sociedades sem escrita, onde o significado ligado a cada objeto construído pelo homem retém uma informação. A memória é o principal meio pelo qual o homem armazena informações uma vez que as mais rústicas técnicas da escrita ainda não foram desenvolvidas.
Com a oralidade secundaria as técnicas adotadas anteriormente, dão lugar a outro suporte que compõem a oralidade, que são as primeiras técnicas de escrita com os meios de impressão. A partir daí, as informações armazenadas apenas na mente ganham outra possibilidade de armazenamento, abrindo novos olhares para as relações sociais, com informações que abrem novos caminhos para que os indivíduos passem a ter acesso aos mais diversos saberes numa sociedade. Com o surgimento da escrita surge os primeiros vestígios historiográficos pois os documentos produzidos passam a ter um valor inestimável para a pesquisa dessas sociedades que viveram no passado.
Com o surgimento da informática podemos perceber que a escrita em si perde relevância, pois, as informações podem ser selecionada com uma agilidade impressionante e muito mais rápida. Como sabemos com o surgimento da escrita houve grandes mudanças no que diz respeito às idéias, já com os avanços tecnológicos se percebe que modificações muito mais latentes que vão aparecendo com essas sociedades.
As informações hoje são dadas com freqüência em tempo real, sendo assim todos os indivíduos passam a ter acesso as informações o que antes não era possível, pois o que intensificou esse processo que podemos chamar de globalização.foi os avanços tecnológicos.
O mundo a cada dia que passa se torna pequeno e veloz as informações estão cada vez mais rápidas. Tornando o mundo em uma aldeia global, e interessante notamos que esse processo de mundialização se da nas mais variadas escalas de modo positivo, pois só através dele foi possível