Oralidade e Escrita uma revisão
1 Oralidade primária, oralidade secundária (ONG, 1998)
2 Três tipos de oralidade ZUMTHOR (1993)
3 Três grandes momentos da relação oralidade escrita
4 Significado: “O meio é a mensagem” Havelock (1988)
5 “As palavras tem grande poder sobre as coisas” ONG (1998)
6 Características do modo de pensamento oral: ONG (1998)
8 O papel do ditado nas culturas orais (ONG, 1998)
Respostas:
1 Oralidade primária: Pessoas totalmente não familiarizadas com a escrita. Oralidade Secundária: Sustentada pelos meios de comunicação que para funcionarem dependem da escrita e da imprensa.
2 Três tipos de oralidade
1ª Primária e imediata= Não estabelece contato com a escrita
2ª Oralidade mista= Junção da oralidade e escrita, no entanto o autor chama atenção para a escrita que permanece externa mais atrasada e parcial.
3ª Oralidade segunda = Prevalece no meio acadêmico e cientifico, onde prevalece o uso dos livros e que segundo Zumthor varia de acordo época, regiões, classes sociais e com os indivíduos.
3 – 1 Grande distancia entre escrita e oralidade, porque o acesso a escrita era privilégio de poucos (Burgueses)
3 – 2 Predominância da escrita, porque as narrativas passaram a ser divulgadas de forma escrita, teve como marco o período da revolução industrial e da revolução industrial e o Brasil passava pelo período da democratização.
3 –3 Um novo afastamento entre oralidade e escrita porque a escrita ganhou outro aspecto, o aspecto burocrático. Por que a classe societária passou a exigir dentro do seu sistema administrativo de organização um controle rígido que dependia da escrita.
4 “O meio é a mensagem”: Para se compreender melhor a mensagem precisamos analisar o meio, que pode ser a época, um momento, um contexto, pois a mensagem será decodificada ou compreendida se fizermos esta ponte entre “meio/mensagem”. A mensagem irá sofrer transformação em consequência do processo e, que foi transmitida/recebida.
5 Nas culturas tribais a palavra basta,