História da Comunicação
Embora fosse um sistema comunicativo básico, não era possível torna-lo mais complexo e longo, já que o receptor não teria memória para captar a mensagem toda.
Sendo usada apenas pelos primatas, ela sofreu mudanças e foi se adaptando a um novo tempo, onde a oralidade começou a surgir. Os gestos que haviam marcado o início de um sistema, naquele tempo, passou a auxiliar a linguagem oral.
O sistema oral de comunicação trouxe novas possibilidades aos demais sistemas, o pensamento, por exemplo, evoluiu junto ao conjunto da linguagem falada, pois era possível criar uma espécie de conversa interior consigo mesmo.
Além disso as mensagens passaram a ser mais longos, já que o nosso sistema começou a captar a e guardar mensagens mais longas e complexas.
Segundo Lévy, nós podemos identificar dois modos no nosso sistema de comunicação oral, a oralidade primária e a oralidade secundária.
A oralidade primária foi o papel da palavra antes de nós conhecermos a escrita, onde a palavra teve uma função básica na gestão da memória da sociedade. Nesse tempo as pessoas utilizam de movimento gestuais para complementar a fala, seu único modo de se comunicar.
Em uma sociedade com oralidade primária, era possivel observar que a inteligência, ou sabedoria, estariam relacionadam com todo o conhecimento que já havia sido compreendido através de relações mais intimas. Esse armazenamento de informações ou conhecimento ficou conhecido como a memória, que diferente de um equipamento digital, como podemos achar em muitas lojas hoje em dia, ele é possivel guardar informações de duas formas. A primeira seria a memória de curto prazo, que esta relacionada a atenção do ouviente, que tenta absorver uma informação