História da comunicação
A comunicação é tão ampla que há, inclusive, alguma confusão a respeito de comunicações, comunicação e comunicação de massa. Comunicações são o telefone, o rádio, a internet, instrumentos de comunicação. Comunicação é o meio pelo qual uma pessoa exerce influência sobre outra: ela é a verdadeira portadora do processo social. É a comunicação que permite a interação e é através dela que os seres humanos se tornam seres sociais. Sem comunicação as pessoas não poderiam juntar-se, empreender tarefas, fazer cultura, progredir no domínio do mundo físico. Invenções e descobertas dependem, quase sempre, de um acúmulo de informações, de idéias, de fazer cultura desenvolvendo conceitos, de tal modo que apenas as invenções mais simples e os processos mentais mais elementares poderiam efetuar-se sem a comunicação. Os principais fatos e alusões históricas serão relatados no decorrer deste trabalho.
2 ORIGEM DA COMUNICAÇÃO
Podemos dizer que a comunicação começou na Pré-História, durante o período Paleolítico 500.000a.C. à 18.000a.C., onde os povos viviam em grupo, porém sem local fixo, nômades, que viviam da caça e da coleta de alimentos.
Primitivamente o homem comportou-se como outro qualquer ser vivo. Sua condição biológica, porém, deu-lhe condições de comportamento mais complexas do que os de outros seres.
A comunicação é composta por imagem, som, tato e olfato, portanto, sentidos que transmitem e recebem informações. Logo, não é atribuída somente ao ser humano. A fala surge quando grunhidos, gestos, expressões faciais e o uga-uga da Pré-História não são mais suficientes, porém não existe ou não foi descoberto nenhuma referência científica ou registro que demarcam o momento que o homem começou a verbalizar. Com o tempo o homem foi tendo maior domínio sobre a natureza. Criou alguns instrumentos de trabalho, como, o fogo, madeira, tintas, couro, barro e etc. Os sons que emitia foram