Operações Unitarias 1 - Determinação da Agitação e Mistura
Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo
Determinação do numero de potência de agitação
Santa Bárbara d’Oeste
Outubro–2014
Universidade Metodista de Piracicaba
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Victor Cortez
1 Motivação
Agitadores são equipamentos utilizados principalmente para agitação ou mistura de componentes. Neste experimento a finalidade foi identificar a agitação no processo, assim como determinar a potência e o número de potência em cada situação. Também foi possível observar o comportamento da chicana na agitação bem como o papel do impelidor.
2 Introdução Teórica
Agitação e mistura, fazem parte de um grande número de processos industriais em diversas áreas como bebidas, alimentos, produtos farmacêuticos, tratamento de efluentes e outros.
As características dos materiais que podem influenciar e facilitar a mistura são:
Fluídos: viscosidade, massa específica, relação entre a massa específica e miscibilidade.
Sólidos: finura, massa específica, relação entre as massas específicas, forma, aderência e molhabilidade.
Agitação: Refere-se ao movimento induzido de um material em forma determinada, geralmente circulatória, dentro de um recipiente. Pode-se agitar uma só substância homogênea.
Mistura: Movimento aleatório de duas ou mais fases inicialmente separadas. Operação unitária empregada na indústria química, bioquímica, farmacêutica, petroquímica e alimentícia.
Impelidores: Os impelidores são classificados á partir do regime da mistura, laminar ou turbulento. No escoamento laminar o diâmetro do impelidor é próximo ao do tanque, diferente do escoamento turbulento que não tem esta necessidade, porque neste caso a transferência de quantidade de movimento é mais eficiente.
Chicanas: As chicanas são chapas introduzidas no tanque para maximizar a transferência de potência para o fluído e minimizar a “rotação sólida” do fluido no tanque, evitando a entrada de ar no sistema de