agitação e misturas
Agitadores ou impulsores são equipamentos utilizados principalmente para agitação ou mistura de componentes. Foi observado o comportamento da chicana um dos objetivos foi a identificação se ocorre agitação ou mistura no processo, também a determinação da potência e do número de potência para cada situação, e o estudo da sua eficiência.
2. INTRODUÇÃO
Misturar duas ou mais substâncias é um dos problemas nas operações unitárias, onde a maioria das projeções industriais, são baseadas em práticas e não em muitas teorias fundamentadas, não há um padrão teórico que possa determinar a qualidade da mistura de um agitador. A eficiência e o consumo de energia na agitação dependem de princípios básicos da mecânica dos fluídos, as condições do escoamento nos processos com agitação é tão complicado seguir os princípios básicos, que é preciso utilizar aproximações empíricas.
2.1. Mistura é a movimentação aleatória de duas ou mais fases inicialmente separadas.
2.2 PROPRIEDADES QUE INFLUENCIAM NA MISTURA.
- Do fluido : μ , ρ, miscibilidade.
- Do sólido : tamanho, ρ s, forma, rugosidade.
2.3 MISTURA DE LÍQUIDOS.
Os sistemas de mistura apresentam em comum:
- Líquido a ser misturado ( agitado );
- Vaso que contém o líquido;
- Equipamento mecânico que gera a turbulência.
- Mistura de líquidos e matérias pouco viscosos.
- Mistura de pastas.
- Líquido é qualquer solução ou suspensão bombeável.
3.CHICANAS
Utilizadas para promover a mistura e provocar a formação de uma superfície líquida livre. Sem as chicanas pode ocorrer a formação de um redemoinho central (vórtice).
Segue abaixo a Figura , que representa a chicana utilizada no processo:
4. FORMAÇÃO DO VOTICE
É formado devido a ação da força centrífuga que age no líquido em rotação, e da superfície livre do liquido devido ao componente tangencial da velocidade do fluido, que pode responder a