Introdução à Engenharia Química - Conceitos iniciais
Os materiais poliméricos são macromoléculas formadas por várias unidades de um ou mais tipos de moléculas. Em sua maioria são naturais e orgânicos, mas também podem ser artificiais e inorgânicos. Um exemplo é o PVC, usado em encanamentos. Antigamente era empregado cano de ferro, mas este possuía baixa vida útil. Com a substituição para o PVC, a durabilidade dos encanamentos aumentou consideravelmente. Outros tipos de polímeros são: PET (polietileno tereftalato), polipropileno, poliestireno, plexiglass (polimetacrilato de metila), poliisopreno (borracha natural), SBR (borracha de estireno butadieno), poliéster, baquelite (polifenol) e poliuretana (poliamidoester).
2. Classifique os materiais poliméricos, informando porque alguns podem ser reciclados diretamente e outros não podem.
Os polímeros podem ser classificados de três formas. De acordo com os tipos de monômeros: polímeros quando são provenientes da união de apenas um tipo monômero, e copolímero quando vierem de mais de um tipo de monômero. Quanto a sua origem, podem ser tanto naturais quando artificiais. Quanto à forma com que se dá a união dos monômeros, quando há rompimento de uma ligação pi é chamada de adição, e quando houver eliminação de solvente é de condensação.
Os polímeros termoplásticos podem ser fundidos várias vezes, sem contar que alguns podem ser dissolvidos em solventes. Já os termofixos não podem ser reciclados, pois o aquecimento do material acaba provocando sua decomposição antes de fundi-lo.
Economicamente não é viável a reciclagem de termoplásticos por possuírem baixa densidade e baixo preço, mas polímeros mais utilizados, como o PET, apresentam bom potencial econômico. Uma alternativa à reciclagem é a queima, contudo, embora gere energia, libera gases tóxicos (halogênios).
3. Dê dois exemplos de materiais termoplásticos e dois exemplos de materiais termofixos.
São exemplos de