optica geometrica
Para descrever a formação de imagens não precisamos recorrer a formalismos complicados, algo que explica esse processo é a óptica geométrica.
A partir da óptica geométrica podemos classificar as imagens e examinar os vários modos como são formadas.
Dois Tipos de Imagens
Para que possamos ver algum objeto, por exemplo, é necessário que os nossos olhos interceptem alguns dos raios emitidos por ele, tais raios são coletados pelo nosso cristalino e formam a imagem na nossa retina.
Se ao invés de observar os raios emitidos diretamente pelo objeto, recebermos os raios provenientes da reflexão de um espelho, por exemplo, veremos o objeto na direção do espelho, porém a distância percebida entre o objeto e o espelho pode ser bem diferente da distância real que o objeto se encontra.
No caso da reflexão pelo espelho temos a percepção que o objeto se encontra por trás do espelho. Essa imagem é formada pelo prolongamento dos raios para trás. Para esse tipo de imagem damos o nome de imagem virtual. Pois a mesma é formada apenas no nosso cérebro, embora pareça existir no mundo real.
Por outro lado, a imagem real pode ser formada numa superfície qualquer tipo um monitor de computador, uma televisão, por raios luminosos, pois mesmo sem a presença de alguém ela está lá, ou seja, não depende da presença de uma pessoa para ser formada.
Espelhos planos
“Espelho é uma superfície uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, em vez de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções.” (HALLIDAY; WALKER; RESNICK, 2009, p. 41).
Dado um objeto O a uma distância P de um espelho plano (fig. 1) sua imagem será formada atrás do espelho (imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho, e essa imagem tem o mesmo tamanho do objeto.
Fig. 1 Um objeto O a uma distância P de um espelho plano.
A distância do objeto ao espelho é igual à distância da imagem ao espelho, portanto, são simétricos.