Operações Formais
Após os 11 ou 12 anos, o pensamento formal torna-se possível, isto é, as operações lógicas começam a ser transpostas do plano da manipulação para as ideias. (PIAGET, 1995, p. 59).
A teoria de Piaget tem como principal objetivo, mostrar como o individuo foi se evoluindo. Piaget não realizou seus estudos considerando a educação propriamente dita, mas ao estudar sobre o desenvolvimento mental, bem como as estruturas lógicas da formação da inteligência e do conhecimento, ele observou estruturas operatórias relacionando-as ao estudo e compreensão da matemática.
Ao estudar o 4º período do desenvolvimento, sendo a última fase, caracterizada como as operações formais da qual, é a passagem da segunda infância para adolescência sendo a fase em que o adolescente desenvolve o pensamento cognitivo.
No período das operações formais o individuo tem a capacidade de raciocinar com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos, portanto o real é percebido como um caso particular do possível.
Desenvolvimento
Nos estudos de (PIAGET; Jean; Seis estudos de Psicologia,1980 ) As reflexões precedentes poderiam levar a crer que o desenvolvimento mental termina por volta de onze anos ou doze anos, e que a adolescência é simplesmente uma crise passageira, devido a puberdade que separa a infância da idade adulta.
Jean Piaget (1896-1980) considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado,1999.).São eles caracterizados da seguinte maneira:
• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Segundo Flavell (1975), para Piaget, “embora a sequência seja considerada invariante,