o estagio das operações formais
O estagio das operações formais
Esse estágio começa a partir dos 11 ou 12 anos em média, o pensamento passa através desse estágio a adquirir maturidade, ou seja, sua capacidade de raciocínio atinge seu ponto máximo, isso comparado ao potencial do pensamento adulto.
Após esse estágio não ocorrem mais mudanças na qualidade do seu raciocínio, nesse estágio o adolescente já tem capacidade de pensar tão bem quanto um adulto, o que não quer dizer que ele não pense tão bem quanto um, essa é a diferença, mas o seu potencial independente disso foi realizado, pois eles ( adultos e adolescente ) possuem a partir dai os mesmos processos lógicos.
As únicas mudanças que podem aparecer ao longo da vida serão quantitativas e não qualitativas, ou seja, a qualidade do raciocínio não se altera mais. Apenas o conteúdo e a inteligência podem progredir, esses estão livres para estas mudanças. É ai que se explica a diferença entre um pensamento adolescente e um pensamento adulto.
Um fato interessante, é que nem todos chegam e este estágio, pesquisadores concluíram que não mais da metade dos norte-americanos desenvolveram todas as possibilidades desse estágio e de suas operações.
O pensamento formal tem como prioridades estruturais ser hipotético-dedutivo, cientifico-indutivo e reflexivo- abstrato.
Como as operações formais diferem das concretas;
Partindo do seu funcionamento, elas são semelhantes, pois as duas utilizam das operações lógicas. Mas a grande diferença é que uma criança operacional concreta não possui abrangência, poder e profundidade ao raciocínio da criança mais desenvolvida, pois ela é presa ao conteúdo, precisa ainda lidar com cada problema isolado, pois as operações de seu raciocínio não são coordenadas, muito diferente de uma criança com um pensamento formal que esta apta a pensar sobre seus próprios pensamentos, e é capaz de raciocinar de um modo que se