Formação e tipos de solos
Quando a rocha aflora na superfície, submetida as condições físicas e químicas bem diferentes daqueles do ambientes no qual foi formada, seus minerais constituintes passam por um conjunto de modificações físicas e químicas, chamado intemperismo. Existem três tipos de intemperismo:
Intemperismo físicos: causa desagregação, transformando a rocha em material friável (que se fragmenta facilmente).esse processo de expansão e contração promove a desagregação física da rocha.
Intemperismo químico: provoca alteração química dos minerais que compõem a rocha. Esse tipo de intemperismo e muito mais frequente em regiões quentes e úmidas da terra.
Intemperismo biológico: altera as rochas pela ação mecânica e química dos seres vivos (não inclui alterações humanas ou antropismo). Também interferem no intemperismo químico pela liberação de substâncias químicas que favorecem a alteração das rochas.
Fatores de formação dos solos
Os fatores que controlam a formação dos solos são: clima, os organismos, o relevo, o tempo e o material de origem, ou seja, a rocha intemperizada
O clima exerce influencia direta e ativa na formação dos solos. A velocidade e o tipo de intemperismo são regulados principalmente pela temperatura e pela umidade do ambiente.
A ação dos organismos também é considerada um fator ativo. As raízes das plantas, por exemplo, geram intemperismo físico durante o crescimento , e os animais movimentam o solo ao cavarem buracos profundos.
O relevo também é fundamental na formação do solo, já que interfere na quantidade de água e na distribuição de luz e calor do sol sobre o material intemperizado.
O fator tempo influi na formação do solo em relação a duração do intemperismo. Quanto mais antigo o solo, maior o tempo de ação do intemperismo e, portanto, maior sua espessura. A grande variedade de solos está diretamente associada às inúmeras combinações dos fatores que