operação motivada
• Reconhecimento do trabalho bem executado
• Promoções
• Funcionários participando dos resultados alcançados pela empresa
• Campanhas, prêmios e sorteios internos para operadores
• Cada gerente fazer feedbacks com os operadores (individualmente)
• Treinamento e dinâmicas
As relaçõ es de parceria que se manifestam por meio da tendência para formar
associaçõ es, para estabelecer ligaçõ es, para cooperar também podem ser melhor celebradas em comunidades onde cada parceiro conhece as possibilidades e as necessidades dos outros parceiros. Nas localidades onde ocorrem processos de desenvolvimento baseados em parcerias entre mú ltiplos atores governamentais, empresariais e sociais, pode-se dizer, metaforicamente, é claro, que os parceiros coevoluem, estabelecendo entre si relações em que todos ganham.
A utilização de indicadores de desempenho da responsabilidade social é uma ferramenta a ser explorada pelas empresas, e têm a finalidade de monitorar as açõ es desenvolvidas, de verificar se o caminho adotado está correto e de fornecer subsídios para uma atuação comprometida com o desenvolvimento social. No âmbito nacional, destacam-se os indicadores elaborados pelo Instituto Ethos e pela FIESP.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou em julho de 2000, os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, um sistema de avaliação e referência dos compromissos e práticas sociais das empresas. Essa ferramenta de diagnó stico oferece às empresas elementos valiosos para seus processos de planejamento e gestão. O instrumento de avaliação desse Instituto é um processo de benchmark, ou seja, os indicadores qualitativos ou quantitativos do desempenho que podem ser comparados dentro e entre empresas. Tais indicadores têm como base um questionário, que abrange sete temas Valores e
Transparência, Pú blico Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores, Comunidade e
Governos e Sociedade que permitem