fichamento
Curso: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Metodologia do Trabalho Acadêmico.
Professora: Martha de Cássia
BACH, Santiago Olmedo. A Gestão dos Sistemas de Informação, História contemporânea dos Departamentos de SI. Portugal p 11-15,2001.
Segundo, BACH (2001), A organização dos departamentos de SI tem vindo a evoluir, com mais intensidade, desde os inicio dos anos oitenta. Durante a década de oitenta e motivada em parte pelas limitações tecnológica, basicamente no que diz respeito as telecomunicações e as capacidades de armazenamento de informação, os departamentos de SI/TI estavam localizados em grandes centros de tecnologia. Neles existiam equipamentos de grandes dimensões, basicamente orientados para o processamentos de grandes volumes de informação em batch. O input desta informação era maioritariamente introduzido nestes sistemas por um grupo de pessoas (operadores/s) que durante o dia carregavam a informação que iria ser necessária para o processamento noturno. As redes existentes estavam baseadas na sua maioria em cablagem não estruturada, sendo a utilização de cabos coaxiais a mais difundidas. A ligação entre o sistema central e os terminais era realizada diretamente através deste tipo pelo fato de que o numero de saída de ligação do próprio CPU era limitado. O maior problema deste tipo de cablagem tinha a ver com as perturbações e ruídos provocados pela própria características dos cabos elétricos que eram produzidos pelas frequentes amplificações dos repeaters ,elementos necessários para manter ou para atingir maiores distâncias entre o ponto de origem do sinal e os terminais dos utilizadores.(p.11).
A gestão e operação destes sistemas eram também altamente complexas, estando muito especializadas. No que diz respeito á operação destes sistemas, eram realizados com sistemas operativos altamente complexos(DOS/VSE,VE,etc.). Relativamente ás áreas de programação e desenvolvimento , de