Operação barbarossa
Tratado: acordo formal entre dois ou mais governos independentes. Geralmente é um documento escrito, mas pode ser um acordo verbal assumido pelos representantes dos países. Acordo: conformidade de sentimentos; bom entendimento: viver em perfeito acordo.
Explicações feitas, imagine que dois países firmam um tratado, um acordo. Provavelmente você deve imaginar que isso aconteceu para a boa convivência entre eles e que, desrespeitar a palavra dada ou acordo assinado não é de bom tom. É falta de educação, uma traição. E foi isso que Hitler aprontou com a União Soviética.
Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a Europa Ocidental completava quase dois anos sem guerras internas, devido ao pacto de não agressão firmado entre Hitler e Stalin. Mas no dia 22 de junho de 1941 Hitler não quis nem saber de pacto firmado no passado, pra ele o que interessava era o presente, pois almejava um futuro maior para a Alemanha. Ao amanhecer desta data Hitler iniciava a execução da Operação Barbarossa, ou Barba Ruiva, que consistia no ataque geral das forças alemãs contra as fronteiras da União Soviética e entrou para a História por ter mobilizado o maior contingente de soldados.
A Alemanha disponibilizou contingentes que impressionam pelos números: foram 4,5 milhões de soldados em 180 divisões, 600 mil veículos e milhares de aeronaves atacando ferozmente os 2900km de fronteiras soviéticas. Os soviéticos foram surpreendidos pelos canhões, pois sofreram as invasões e os primeiros ataques sem uma declaração de guerra dada por Hitler. O Exército Vermelho, nome dado ao exército soviético, não conseguiu conter as forças alemãs, que logo tomaram as cidades e aprisionaram milhares de soldados soviéticos.
Stalin estava inconformado com a traição de Hitler, tão inconformado que ficou os primeiros dias após o ataque, sem se pronunciar ou emitir qualquer comunicado.Quando decidiu dizer algo Stalin lançou o famoso “Discurso de Terra Arrasada”, pelo qual todas as