russia
O exército Russo é um dos mais tradicionais exércitos citados da história. O exército Russo envolveu-se em muitas campanhas, com vitória e derrotas, entre as vitórias, destacam-se:
A vitória contra o Exército de Napoleão, denominada localmente como Guerra Patriótica de 1812, onde enfrentando um oponente de 500.000 homens das mais diversas nacionalidades, até então o maior exército já formado no mundo, foi derrotado pelos militares comandados pelo Príncipe Kutuzov. Nesta campanha ocorreu a maior batalha do século XIX, a Batalha de Borodino.
A vitória contra o exército Alemão na Segunda Guerra Mundial, conhecida pelos russos como a grande guerra patriótica. Contrariamente ao senso prevalecente no mundo ocidental, os maiores combates da Segunda Guerra Mundial ocorreram na Frente Oriental. Nesta frente, estima-se que morreram 85% dos soldados alemães. Na Frente Oriental ocorreram: a maior operação militar da história (Operação Barbarossa), a maior batalha de todos os tempos (Batalha de Stalingrado) e a maior batalha de blindados da história (Batalha de Kursk).
Operação Barbarossa
Operação Barbarossa foi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética (O ditador nazista Adolf Hitler deixara claro a seus generais que desejava terminar a invasão soviética antes do rigoroso inverno russo), iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com o Pacto de não-agressão acordo assinado entre os dois paises.
Considerada a maior e mais feroz campanha militar da história em termos de mobilização de tropas onde 4,5 milhões de soldados do Eixo invadiram a União Soviética numa fronte de 2900 km. Os planos para a Operação Barbarossa iniciaram no dia 18 de dezembro de 1940, sendo o seu nome devido ao monarca Frederico Barbarossa, do Sacro Império Romano-Germânico, um dos líderes da Terceira Cruzada no século XII.
O objetivo inicial da Operação Barbarossa era uma rápida tomada da