Russia
Geralmente, o café da manhã é mais reforçado do que aqui no Brasil. Além do café e do chá, é bastante comum o consumo de ovos, panquecas, sanduíches e cereais cozidos.
O almoço costuma ocorrer mais tarde do que no Brasil, em torno das 14h. É uma refeição mais consistente e inclui três pratos, iniciando pela sopa. Depois, vem uma carne (ou peixe), normalmente acompanhada de um carboidrato (massa, batata ou cereais cozidos) e salada.
Para finalizar, uma sobremesa com chá, suco ou caldo de frutas. Não é muito comum o consumo de refrigerantes. Normalmente, o jantar geralmente acontece entre 19h e 20h, incluindo apenas o segundo prato.
Apesar de não ser grande sucesso no Brasil, a gastronomia da Rússia e da Ucrânia possui uma grande variedade de ingredientes e sabores, com uma preparação muito cuidadosa, misturando o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos picantes ou de digestão pesada, mas a mistura de sabores agridoces é bem diferenciada.
Borshch (Борщ) - a sopa de beterraba é um dos alimentos mais tradicionais da Rússia. A beterraba como base para uma sopa parece estranho para muitos ocidentais, mas há muitas razões para que esta sopa seja um dos pratos mais famosos da Rússia. Cheio de legumes e carne, seus sabor é especialmente agradável, acompanhado de creme de leite fresco.
Pelmeni (Пельмени) - um dos pratos favoritos na Rússia, os pelmenis normalmente são bolinhos de massa recheada com almôndega. Podem ser servidos sozinhos, na manteiga e coberto com creme azedo, ou em um caldo de sopa.
Pirozhki (Пирожки) - pastéis que podem ter recheio de batatas, carne, repolho, ou queijo. Muitas vezes usam ovos para produzir a cor dourada. Também pode ser enchido com o peixe (por exemplo, salmão).
Blini - são uma espécie de panquecas finas, servidas também enrolados com uma